segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como escolher a musica para o meu casamento?


Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas, dependendo do tamanho da sua cerimônia de casamento.

primeiramente se a Cerimônia for Católica procure consultar o Padre, é necessário também procurar se o local escolhido para celebração da cerimônia de casamento possui alguma norma.

Alguns lugares só permitem músicas sacras ou clássicas ou fazem restrição ao número de músicas. Uma dica é buscar sempre essas informações. Tem musicas que não podem ser tocadas em determinados momentos da Cerimônia, portanto para não fazer feio é indispensavel se informar com quem entende do assunto.

Dom Augusto (bispo da ICAI-TS domaugustoabade@yahoo.com.br)

Abaixo seguem algumas dicas, aproveite!!!

1-Entrada dos Pais, Padrinhos e Noivo (em alguns casos)

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes até músicas populares, contadas ou instrumentais. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo: pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Normalmente na fila alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para direita e os da noiva para esquerda.
Algumas sugestões:
a) Divertissement, de Saint Preux
b) Jesus Alegria dos Homens, de Bach
c) Pompa e Circunstância, de Elgar
d) Nona Sinfonia, de Beethoven

2-Entrada do Noivo

Para este momento, sugerimos algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.


3-Entrada das Flores/Daminhas/Pajem

A entrada das florista/daminhas/pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados (exemplo: que graçinha!) e portanto a música deve ser adequada para este momento. As músicas devem ser mais suaves como os clássicos dos temas infantis (por exemplo: tema da bela e a fera). As opções mais pedidas são os violinos e flautas, pelo seu timbre aveludado.
Algumas sugestões:
a) Minueto, de Boccherini
b) Over the Rainbow (tema do filme mágico de Oz)
c) Edelweiss (do filme A Noviça Rebelde)
d) Primavera, de Vivaldi
e) Outono, de Vivaldi
f) Inverno, de Vivaldi

4-Clarins e Clarinada

Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar a sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos geralmente tocam em frente ao altar, o que chamamos de "clarinada", ou seja, um "anúncio" de que a noiva está entrando. Para este momento, músicas curtas mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir é uma boa opção.

5-Entrada da Noiva

Essa é a hora de caprichar na trilha sonora. Quanto maior for a instrumentação (instrumentos e cantores do seu pacote) melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem diversas opções. lembre-se que o grande momento chegou e que o casamento é agora!!!
Algumas sugestões:
a) Marcha nupcial, de Wagner
b) Ode à Alegria, da Nona Sinfonia - Beethoven
c) Fascinação, de Marchetti/Feraudy/Armando Louzada
d) She

6-Entrada das Alianças

Use o mesmo critério da entrada das floristas/daminhas/pajens. Se você havia gostado de mais de uma música para eles, pode utilizar neste momento.
Algumas sugestões:
a) Minueto, de Boccherini
b) Over the Rainbow (tema do filme Encontro Marcado, Mágico de Oz)
c) Edelweiss (do filme A Noviça Rebelde)
d) Primavera, de Vivaldi
e) Outono, de Vivaldi
f) Inverno, de Vivaldi

7-Bênção das Alianças

É o momento mais bonito de toda celebração. Em geral são escolhidas músicas sacras ou clássicas para serem a trilha deste momento.
Algumas Sugestões:
a) Ave Maria, de Donatti
b) Ária na Quarta Corda, de Bach
c) Cantata 140, de Bach
d) Cantata 147, de Bach

8-Assinaturas

Para as assinaturas vale a mesma regra que para a bênção. Em muitos locais de cerimônia, por exemplo, as Igrejas, esse momento não requer música e sim, um fundo musical de curta duração, já que o momento é breve. Entretanto, algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja necessidade ou se os noivos preferirem.

9-Cumprimentos

É o momento mais emotivo do casamento, onde a emoção vem à tona. Lágrimas de Pais e parentes são muito comuns. Músicas alegres e românticas são ideais. lembre-se que você estará cumprimentando as pessoas que mais importam para você e por isso a escolha desta música é bastante importante.
Algumas Sugestões:
a) All ask of You (do musical Fantasma da Opera) b) Love me Tender, de Elvis Presley
c) Se todos fossem iguais a você, de Vinícius de Moraes e Tom jobim
d) Eu sei que vou te amar, Vinícius de Moraes e Tom Jobim
e) Perhaps Love, de John Denver & Placido Domingo
f) Vivo Per Lei, de Andréa Bocelli

10-Saída

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados nesta hora, que deve também ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade.

Extraido do site: www.noivasdobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário